domingo, 3 de abril de 2011


Alberto Rodrigues,O Mais Vibrante- Parte 2

Thais Venturatto

No último sábado (2), fui bem recebida pelo grande jornalista e locutor Alberto Rodrigues, em sua residência. Dono de uma educação primordial, sendo uma referência para Minas e principalmente para a equipe do cruzeiro, Alberto fala sobre sua carreira e pontos importantes para futuros jornalistas.

O mais vibrante conta, que começou sua carreira no rádio ainda pequeno, aos 16 anos fez um teste na Rádio Imbiara de Araxá, para locutor, e desde então narra jogos de futebol. Após a iniciação da sua carreira como jornalista e locutor teve passagem pela radio Minas, Rádio Itatiaia em 1963 e então começou sua carreira profissional. Depois foi para a Rádio Inconfidência e em pouco tempo, retornou a rádio Itatiaia onde permanece atualmente.

Grande narrador, conta que não acredita no mito que no jornalismo esportivo o campo é mais difícil, e sim que a pessoa tem que ter aptidão pela área, como por exemplo, narrador de futebol, dizendo que narrador não se cria na universidade, como o repórter. O narrador tem que nascer com o dom, e ainda relata que acha áreas como o jornalismo econômico e político mais difíceis.

Quanto à questão do diploma não ser necessário para exercer a profissão de jornalista, Alberto declara que acha que não era no passado, mas nos dias atuais é extrema importância devido a gama de informações ser muito extensa, a qual não existia em tempos passados, e reafirma que é preciso ter o diploma para ser jornalista hoje em dia. Ele também fala sobre a internet e sobre o quanto facilita a vida dos jornalistas. ”Quem sabe realmente trabalhar com a internet, tem uma série de propriedades e informações que pode ser usada no dia a dia.” Alberto declara que nunca utilizou de muitas fontes, porém a veracidade de um fato relatado sobre uma fonte é medida pela confiança que você tem na pessoa.

Cruzeirense assumido, como o próprio afirma “não tenha dúvida nenhuma”, Alberto fala sobre o Cruzeiro na libertadores, dizendo que o time possui muitas chances de levar esse título, que seria muito merecido como em 2009, para marcar os jogadores hoje presentes na equipe celeste, que estão fazendo bons jogos e está no caminho certo.

Falando sobre as reais chances do Atlético, ele fala que não gostou do que viu nos últimos jogos, que o atlético perdeu sua referência em termos de marcar gol, o jogador Tardelli. Que após perda de grandes jogadores, não está conseguindo formar um time eficaz, e que não sabe o que está ocorrendo dentro do atlético, mas que precisa haver mais harmonia para obter vitorias, pois dessa maneira não irá chegar a lugar nenhum.

Por fim Alberto nos conta sobre seus ídolos tanto no gramado, tanto no jornalismo dizendo não ter apenas um. No jornalismo radiofônico foi o Osvaldo Faria afirmando ser um grande jornalista e que a grande audiência na radio Itatiaia na época era devido a ele. E nos dias atuais seu ídolo na área de jornalismo é o Emanuel Carneiro, “acho Emanuel inteligente, se hoje a Itatiaia é referência é mérito dele.”. Já no gramado seu verdadeiro ídolo foi Tostão, e considera o futebol de Messi muito parecido com o dele. Com tudo não deixa de citar nomes como o de Alex (talento azul), Montillo (pirata azul), Roger, Reinaldo, Joãozinho, Dirceu Lopez e encerra dizendo são muitos ídolos.

Obrigada Alberto Rodrigues, sempre O Mais Vibrante!

12 comentários:

  1. Bacana Demais! Adorei a entrevista!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a Reportagem, mesmo! Parabéns :)

    ResponderExcluir
  3. Excelente Reportagem, Parabéns.
    Você escreve muito bem.
    Sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da reportagem!
    Quando tiver mais , me fala
    Parabéens!

    ResponderExcluir
  5. Boa matéria, gostei da forma como montou a reportagem.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, mas errou alguns nomes.

    ResponderExcluir
  7. Boa reportagem, bom texto!
    Jornalista de futuro!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  8. bom post, mas podia ter entrevistado um atleticano!

    Gaaaaaloooo

    ResponderExcluir
  9. Primeira entrevista e já pega na reta um dos mitos da radio na atualidade!
    Sem dúvida um ínicio com o pé direito.
    Não vi tostão jogar, mas ele comparar ao Messi... Então deve ter sido um excelente jogador...

    Parabéns...
    Que deus ilumine sua vida que venha muitas outras...

    ;)

    ResponderExcluir