terça-feira, 12 de abril de 2011

Guilherme Mendes- Parte 2


Entrevistei o assessor de comunicação Guilherme Mendes, fui muito bem recebida e tive respostas pertinentes, que poderão ajudar futuros jornalistas e mostrar a opinião do assessor sobre alguns assuntos.



Futblogger:Você acha mais difícil trabalhar, na derrota ou na vitória?

G Mendes:Na derrota é muito complicado de trabalhar, normalmente trás um abatimento muito grande, as pessoas sentem mais. “Você vai vencendo e não dá tanta importância, é igual na nossa vida você vai fazendo tudo certinho, mas na hora que você erra você pensa nossa, o que eu fiz?” Vencer é o nosso maior objetivo, aqui dentro ninguém treina pra perder, nos treinamos para conquistar, mas nós sabemos que a derrota faz parte do jogo, nos podemos ganhar, empatar ou perder, mas o ser humano nunca admite a derrota, nunca espera que acontece mas as vezes ela pode trazer uma conseqüência maior que um simples resultado negativo no placar, você pode ter jogador que foi expulso, que saiu lesionado ou na seqüência você fica fora da disputa pelo titulo, porque matematicamente você deixa de ter condição, então é muito difícil trabalhar na derrota e felizmente nos temos vencido setenta por cento dos jogos.

Futblogger:Como um jornalista com tanta experiência, de carreira consolidada e com nome na mídia pode aconselhar um principiante?

G Mendes:Antigamente eu falava o seguinte: eu achava que, o aluno que estava na faculdade ele já deveria definir aquilo que gosta de fazer. Se você, por exemplo, tinha uma tendência pro esporte e gostaria dentro disso trabalhar em televisão, eu pensava que você na faculdade já deveria voltar toda a sua formação para televisão e esporte, durante um bom tempo eu dei esse tipo de conselho, porem hoje no mercado que a gente tem com as oportunidades que são poucas, eu recomendo a vocês a aprenderem tudo que aparecer pela frente, porque nem sempre você vai conseguir terminar o seu curso, pegar o diploma e trabalhar naquilo que você quer, muitas vezes vai trabalhar no que vai aparecer pra você, à oportunidade às vezes não é na televisão é na internet, não é pra falar de esporte é pra falar de cultura, pra trabalhar em um jornal no noticiário policial, e se você não estiver com a sua cabeça aberta, não tiver experimentado muita coisa, você vai ter dificuldade. Você não deve passar seus quatro anos de faculdade, sem tentar um estágio, uma experiência profissional nesse período, porque ajuda muito. Uma vivência profissional também tem seus segredos e suas dificuldades, o dia a dia é muito diferente de um ambiente acadêmico, você tem muitas vezes uma competição dentro do seu ambiente de trabalho, é algo que você precisa aprender a lidar.

Futblogger:Quais são as principais diferenças entre assessoria de imprensa e o jornalismo?

G Mendes:O jornalista ele faz e precisa da notícia. O assessor ele tem a informação e precisa trabalhar como ele vai disponibilizá-la, como ele vai passar a notícia, e acho fundamental que o assessor de imprensa tenha tido uma experiência como jornalista, se a pessoa formar e vir trabalhar direto na acessória de imprensa talvez ele nunca vá entender o outro lado.

Futblogger:Como é a sua relação com os atletas e com os outros funcionários?

G Mendes:É tranqüila, aqui dentro a gente tem um princípio e trata todo mundo da mesma forma, não importa se ele é titular, estrela do time ou reserva a mesma coisa com os funcionários o tratamento aqui tem que ser igual para todos. Circunstancialmente nós estamos em cargos diferentes, mas todos nos somos seres humanos e temos que ter o mesmo tratamento, o mesmo respeito, a mesma consideração. Temos remunerações diferentes isso é obvio. Cada um dentro da sua valorização profissional, mas a forma de tratar é igualitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário