quarta-feira, 30 de março de 2011

Guaraní-PAR X Cruzeiro


E aí galera!!

Mais uma vez o time celeste venceu nessa Libertadores. Em Defensores del Chaco o Cruzeiro mostrou que é o favorito na competição, mesmo jogando um futebol fraco, chato e de pouco brilho,  ganhou e garantiu virtualmente hoje a primeira posição no Grupo 7.

Com a obrigação de ganhar para teoricamente  terminar o primeiro turno do torneio no topo, o time do Azul começou pressionado, correndo muito e fechado os espaços do campo , obrigando o time adversário a rifar a bola pra frente,  isso resultou em algumas chances, até que depois de uma jogada bem tramada pelo ataque celeste Montillo conseguiu achar Thiago Ribeiro sozinho dentro da grande área que empurrou pra dentro das redes .

Depois do gol o time mineiro ficou lento, apático , o jogo monótono parecia não ter fim , e com isso o Guaraní começou a tomar conta da partida, obrigando o Fábio a fazer algumas grandes defesas.

Na volta para o segundo tempo nada mudou a equipe de Cuca continuou com seu jogo lento e chato,  mesmo as substituições operadas pelo treinador não surtiram efeito, só na ultima bola do jogo o paraguaio Ortigoza fez o seu em jogada individual pela direita cravando o placar final em 2x0 para a raposa.

Craque do jogo: Montillo, que mais uma vez foi decisivo a favor  do Cruzeiro , dando o passe para o gol e chamando a responsabilidade nas jogadas ofensivas.

domingo, 27 de março de 2011

Histórias do Campeonato Mineiro


Com 99 edições o campeonato mineiro mostra a supremacia dos times da capital. Esses juntos somam 90 títulos, sendo 40 do Atlético, 35 do Cruzeiro e 15 do América. Entretanto alguns do interior também já viveram seus momentos de glória, entre eles o Villa Nova de Nova Lima, 5 títulos(1932/33/34/35 e 1951); a Caldense de Poços de Caldas, 1 título (2002), o Ipatinga da cidade de mesmo nome, 1 título (2005). Mas, quero aqui ressaltar o Esporte Clube Siderúrgica de Sabará com 2 títulos (1937 e 1964). Fundado em 31 de maio de 1930 e formado a partir da inciativa de empregados da Usina Siderúrgica daquela cidade, inclusive sendo patrocinado por ela. Além dos dois títulos mineiros foi também vice nos anos de 1941, 1952, 1953 e 1957. Embora praticamente extinto ainda é lembrado pelos que o viram jogar, pois marcou uma época do nosso futebol, fazendo frente aos chamados três grandes de Minas.

sábado, 26 de março de 2011

Campeonato Mineiro


Quando falamos em campeonato mineiro, logo lembramos de Cruzeiro, Atlético-MG e América. Porém o que muitas pessoas não percebem é a importância dos times do interior, e mesmo pouco reconhecidos esses times, com menor expressão são fundamentais para o campeonato.

A desconfiança por parte dos torcedores nesses times advém do fato em que a maioria das finais é disputada pelas arqui-rivais Cruzeiro e Atlético, onde o Galo foi campeão 40 vezes e a raposa 35.

O campeonato teve sua primeira edição em 1915, onde o Galo se consagrou campeão, e nos dez anos seguintes quem ergueu a taça foi o América. Nesta época o campeonato contava apenas com times de BH e cidades próximas. Com o tempo o campeonato foi sofrendo mudanças e em Setembro de 1965 inaugurou-se o Mineirão, época em que o Cruzeiro começa a crescer nacionalmente e se tornando hoje o maior campeão mineiro na era Mineirão.

Hoje o mineiro é um dos principais campeonatos regionais, e serve para os times como uma preparação mais intensa para o Brasileirão, onde o campeão entre mais motivado.

Bela Vista o único Mineiro a encarar o Real Madrid no Santiago Bernabeu.

Em 1958 o Brasil foi campeão pela primeira vez da copa do mundo, os olhares estavam todos voltados para a seleção canarinho, que tinha nada mais do que Pelé, com dezessete anos e Garrincha que já encantava com seus dribles. Eis que surge a idéia do Real Madrid de convidar o campeão Brasileiro para um jogo na capital espanhola. Neste momento começa a história de glórias, alegrias e grandes decepções do time Mineiro em solo europeu.

Um suposto empresário alemão acertou cerca de 30 jogos na Euroupa, dizendo que o Bela Vista era o campeão do Brasil naquele ano, o primeiro confronto foi contra o time de Puskas, Di Stefano no Santiago Bernabeu, que estava completamente lotado, a equipe brasileira não fez feio, e foi derrotada por 2x1 pela equipe Merengue, sofrendo um dos gols nos minutos finais.

Foto: Arquivo Pessoal Edésio
Nesta excursão nem tudo foram flores, e após várias turbulências como: saída do técnico e de alguns jogadores para times europeus, o time começou a definhar. Com o receio que o time sujasse a imagem brasileira, após a derrota de 12x1 para o Newcastle, o CND e o Itamaraty exigiram o retorno da equipe, assim encerrando a expedição no velho continente.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Parabéns pra você !


Hoje, dia 25 de março de 2011, é comemorado o aniversário de 103 anos do Clube Atlético Mineiro. Um dos clubes mais vitoriosos, antigos e queridos não só de Minas Gerais, como de todo território nacional. Fundado por um grupo de estudantes no Parque Municipal, o Galo possui uma história de tradição, troféus e patrimônio que o levaram a ser um dos grandes do estado. Sua trajetória é marcada por títulos importantes como o Campeonato Brasileiro de 71, o bicampeonato da Copa Conmebol de 92 e 97 e nada menos que 40 estaduais.



Atualmente o time disputa o Campeonato Mineiro e está na primeira divisão do Brasileirão. Ao longo do ano, disputará a Copa do Brasil e a Sul-Americana, que garante ao campeão uma vaga na Libertadores da América do ano seguinte, título almejado pelo alvinegro.



A maior aquisição do time mineiro é sua torcida. Conhecidos mundialmente pela sua paixão e apoio incondicional, os atleticanos não escondem o seu amor e fanatismo. "Se houver uma camisa branca e preta pendurada no varal durante uma tempestade, o atleticano torce contra o vento", essas são as palavras escritas por Roberto Drummond.



Parabéns Atlético !

Futebol de Minas

Uma prática divertida que vem crescendo cada dia mais e fixa diversos olhares nas telas e nos campos é o futebol. Em minas o futebol tem seu lugar rodeado de diversos torcedores que não tem apenas um time e sim uma religião, o prestigiado futebol conquistou o coração de vários mineiros trazendo, momentos de aflição, alegrias e derrotas.

Composto por três times, Cruzeiro, Atlético e America os campos quase sempre ficam repletos de emoção. Cruzeiro, conhecido também como equipe celeste ao longo de muitos anos tem conquistado diversos títulos: copa libertadores da America, supercopa, Sul-americana, copa ouro entre outros. Por sua vez a equipe preta e branca também tem seus títulos, campeonato mineiro, copa Brasil, campeonato brasileiro. E por ultimo, mas sem esquecer a equipe do America possui títulos como copa sul-minas, torneio quadrangular, são alguns deles.

O Futebol mineiro é composto por vitorias, derrotas, sorrisos e lagrimas. Causadas por esses três times que proporcionam diversos momentos aos torcedores de suas respectivas equipes e trazem a minas momentos calorosos de muita animação.

Profissionalismo ou traição


Não é nenhuma novidade que nos dias de hoje é raro achar um jogador que honre a camisa do clube que se joga , diria até que é impossível de se ver, mas apesar disso , vejo torcedores por todos o lados cobrando isso dos atletas do seu time de coração. Vi essa semana mesmo muitos cruzetenses bravos com o Guilherme,que ganhou a fama de carrasco do galo na sua breve passagem pelo time celeste, por ir para o Atlético. Será mesmo desrespeito ao clube que o revelou jogar pelo rival ?? Na minha opinião não é e não deveria ser tratado como tal, Guilherme é jogador acima de tudo , e vai jogar na equipe que ele achar vantajoso para sua carreira.

Temos vários outros casos de jogadores se deram bem jogando pelos dois lados da Pampulha, por exemplo  Nelinho , ex-lateral direito , que com a camisa azul conquistou vários títulos inclusive a Libertadores da America, e com a camisa alvinegra foi 4 fezes campeão estadual . E até mesmo o maior ídolo da historia do Atlético , Reinaldo , já jogou pelo arquirival. Temos também Fabio Jr. que agora joga no América Mineiro , mas já jogou no Cruzeiro e no Atlético.

Espero realmente que os mineiros parem de tratar jogador mal só porque veio ou vai para o rival temos que respeitar e apoiar quem joga no nosso time, porque afinal jogador vem e vai, mais o clube é pra sempre.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Projetos de jornalistas

E aí galera !
Apresentamos para vocês os mais novos estudantes de Jornalismo da Faculdade Newton Paiva. Criamos este blog como proposta do professor de Tecnologias Avançadas em Comunicação, Hely Jr, e iremos fazer do trabalho, um prazer. Falar sobre o futebol mineiro, suas grandes equipes e torcidas não é uma obrigação e sim uma grande paixão nossa.
Como futuros jornalistas focados e dispostos a aprender muito, prometemos posts direcionados, interessantes e descontraídos. Nos vemos em breve, nas próximas postagens !
Alex Moura
Antônio Carlos Viveiros
Isabella Rocha
João Baptista Villalba
Larissa Vidal
Robert Rodrigues
Thais Venturatto